Lucas Dias e Yago garantiram a vitória do Brasil com grande aproveitamento em bolas de 3 pontos (Foto: Divulgação/FIBA Américas)
Depois de 38 anos, o Brasil voltou a disputar uma edição da Copa América de Basquete Masculino em casa. Nesta sexta (02), o time brasileiro estreou com o pé direito e bateu o Canadá por 72 a 63, no Geraldão, no Recife.
Mesmo com um time jovem e alternativo, os canadenses fizeram uma partida bastante equilibrada, decidida nos últimos minutos, que levou ao delírio o público que lotou o ginásio na capital pernambucana.
A partida
Com Felício, Didi Louzada, Marcelinho Huertas, Lucas Dias e Jorginho como titulares, o Brasil fechou o primeiro quarto com apenas dois pontos de vantagem devido à eficiência do time nos rebotes defensivos, deixando a desejar em efetividade no garrafão.
A partida permaneceu equilibrada no segundo quarto. Com uma espetacular cesta de 3 pontos de Jorginho, os brasileiros abriram caminho para conquistarem sua melhor vantagem no jogo até então, e foram para o intervalo vencendo por 32 a 24.
A segunda metade da partida começou com pressão canadense, com uma ótima atuação de Dalano Banton, o jogador mais eficiente na partida com 20 pontos, 11 rebotes e uma assistência, o time adversário colou no placar no terceiro quarto (50-46).
O último quarto guardou grandes emoções. Nos cinco primeiros minutos o Canadá cresceu e chegou a virar o jogo, mas um impecável aproveitamento do armador Yago e de Lucas Dias em bolas de 3 incendiaram o público e levaram o Brasil à vitória, fechando o placar em 72 a 63.
Pelo Brasil, também vale destacar a atuação de George de Paula com 10 pontos, 1 rebote e 4 assistências.
O próximo adversário na competição é a seleção da Colômbia, que recentemente venceu o Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O jogo acontece já neste sábado (03), às 20h10.
Abertura em grande estilo
Pelo grupo do Brasil, Uruguai e Colômbia abriram a Copa América, nesta sexta (02). A partida parecia tranquila pro time uruguaio, treinado por Ruben Magnano, até o terceiro quarto (56 a 50).
Mas no último quarto, os colombianos, liderados por Jaime Echenique (17 pontos, 11 rebotes e 1 assistência), apresentaram um forte poder de reação, vencendo a parcial por incríveis 20 a 8 e fechando a partida em 70 a 64.
Zebra
Pelo grupo C, o México derrotou o time alternativo dos Estados Unidos por 73 a 67. A partida começou equilibrada, porém os mexicanos ganharam em intensidade no terceiro quarto e conseguiram abrir uma margem de 8 pontos. A última parcial não foi suficiente para os estadunidenses se recuperarem e acabaram sendo derrotados na estreia.
Próximos jogos
Neste sábado (03), teremos estreia da Argentina e o Brasil de volta à quadra. Confira os confrontos:
Grupo A
Canadá x Uruguai (17h40)
Brasil x Colômbia (20h10), transmissão do Sportv 2
Grupo B
Porto Rico x República Dominicana (11h10)
Ilhas Virgens x Argentina (13h40)
Fonte: Surto Olímpico