30/09/2022 +55 (42) 9991-4781

Volei

Atleta por natureza: Teresa se divide entre o vôlei de praia e a faculdade de Engenharia Ambiental

Teresa estreia quinta-feira na 8ª etapa do Circuito Brasileiro

Por Assessorias 17/08/2022 às 20:32:08

(Créditos: Divulgação/Matheus Vidal/Inovafoto/CBV)

Teresa Cavalcanti nunca escondeu sua paixão pela natureza. E fez dela combustível para a dobradinha que move seus dias: o vôlei de praia e a faculdade de Engenharia Ambiental. Nesta quinta-feira (18,08), ela e a parceira Talita Simonetti estreiam no torneio principal do Aberto da oitava etapa do Circuito Brasileiro, em Fortaleza (CE). A competição acontece na Praia de Iracema, com entrada gratuita. Nesta temporada, elas já conquistaram a prata na etapa de Vila Velha (ES).

Fortaleza é familiar para Teresa, que cresceu na cidade. Foi lá que descobriu a paixão pelo vôlei de praia. "Sempre fui muito ligada ao esporte. Quando tinha 9 anos, entrei na escolinha de vôlei de quadra em Fortaleza. Cheguei a defender a seleção cearense", conta a jogadora, que aos 16 anos recebeu convite para jogar uma seletiva de vôlei de praia com Verena, sua primeira dupla. "Eu me apaixonei pelo vôlei de praia, por ser um jogo estratégico e pela responsabilidade de ter que desenvolver as habilidades em todos os fundamentos".

Talita foi sua parceira nas categorias de base, conquistando o Brasileiro sub-21 em 2017, e a dupla foi retomada este ano. A primeira competição foi a quinta etapa do Circuito Brasileiro, em Saquarema. Não passaram no qualifying, mas não desanimaram e o resultado veio já na etapa seguinte, com a prata em Vila Velha: "Foi a minha primeira final no adulto. Fico muito feliz de colher esses frutos".

Aos 25 anos, a jogadora divide o tempo de treinos e jogos com as aulas e trabalhos da faculdade. E busca formas de impactar menos o meio ambiente. Diminuiu o consumo de carne, frango e peixe. Trabalha a conscientização e a educação ambiental, dando dicas sobre como aderir ao consumo consciente e dar a destinação correta ao lixo. "Na faculdade, trabalhamos muito a parte de saneamento: tratamento de água para consumo humano, tratamento de esgoto, drenagem urbana, projetos de infraestrutura para a drenagem da água da chuva, gestão de resíduos sólidos e reciclagem" explica Teresa, que faz parte de um projeto de extensão que elabora um plano de gestão de resíduos de uma cidade de Goiás. "A ideia é adequar uma cidade pequena, com cerca de 3 mil habitantes, para uma gestão adequada dos resíduos: coleta seletiva, reciclagem, aterro sanitário e compostagem".

Programação da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (sujeita a alterações)

Quarta-feira (17/8) - 8h às 15h40 - Qualifying do Aberto

Quinta-feira (18/8) - 8h às 15h50 - Fase de grupos e oitavas de final do Aberto

Sexta-feira (19/8) - 8h às 18h - Fase de grupos do Top 8; Quartas de final e semifinais do Aberto

Sábado (20/8) - 8h às 12h30 e 15h45 às 20h - Fase de grupos, quartas de final e semifinais do Top 8; Finais e disputas pelo bronze do Aberto

Domingo (21/8) - 8h40 às 13h - Finais e disputas pelo bronze do Top 8.

Comunicar erro
Comentários