18/08/2022 +55 (42) 9991-4781

Basquete

Com Pinheiros e Paulistano, Torneio Interligas Sub-22 começa nesta sexta-feira

Finalistas das ligas de desenvolvimento do Brasil e da Argentina se enfrentam em quadrangular no EC Pinheiros

Por Assessorias 14/07/2022 às 22:17:21

O Torneio Interligas LDB Sub-22 está de volta! Fruto da parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina, o desafio entre os finalistas das ligas de desenvolvimento de cada país acontecerá em um quadrangular nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).

Os representantes brasileiros serão Pinheiros e Paulistano, campeão e vice da LDB 2021, respectivamente. Já os argentinos serão representados por Boca Juniors e Comunicaciones, finalistas da última Liga de Desarrollo (LDD), vencida pela tradicional equipe de Buenos Aires.

O quadrangular terá início nesta sexta-feira (15/07), com a partida entre Paulistano x Boca Juniors, às 16 horas. Logo na sequência, a partir das 18h15, Pinheiros e Comunicaciones se enfrentarão no mesmo local. As duas partidas serão transmitidas ao vivo no canal do NBB no Youtube.

Esta será a 3ª edição do Torneio Interligas LDB Sub-22. A primeira aconteceu em 2018, com o confronto entre Paulistano x Quimsa, vencido pelo time brasileiro jogando em seus domínios, por 74 x 65. No ano seguinte, o CAP representou o Brasil mais uma vez e foi campeão na Argentina, vencendo o Peñarol por 75 x 53 (o Pinheiros, campeão da LDB 2018, optou por não participar e abriu a vaga para o Paulistano, o outro finalista da competição).

Atual tricampeão da LDB, Pinheiros confia na base vitoriosa para faturar o Interligas

Um dos clubes mais formadores do basquete brasileiro, o EC Pinheiros vem dominando as competições de base nos últimos anos. Maior vencedor da LDB, com quatro conquistas, a equipe da capital paulista agora busca consolidar essa dominância a nível internacional com o Torneio Interligas, que será disputado em sua casa.

O time azul e branco está de comando novo nas categorias de base. O treinador David Pelosini, que comandou a equipe nas últimas conquistas, agora está à frente do elenco profissional e deu lugar a outro técnico. O escolhido foi Jhonatan Cintra, que já passou por outras grandes equipes do basquete brasileiro, como Franca, Bauru e Rio Claro.

"O início de trabalho tem sido muito interessante e desafiador. É uma troca de ensinamentos e conteúdos de alto nível o tempo todo. Foi uma felicidade e um orgulho muito grande poder fazer parte de um clube que é referência no basquete brasileiro e internacional. Principalmente por acreditarem no processo de desenvolvimento de jovens atletas como o caminho para o futuro do basquete brasileiro, que é algo que acredito e tenho estudado no meu mestrado", afirmou o novo treinador da base pinheirense.

O Pinheiros venceu o Paulistano na final da última LDB e se sagrou tricampeão (João Pires/LNB)


Uma das principais razões para a criação do Torneio de Interligas é a troca de informações e experiências com times do basquete argentino. O treinador do Pinheiros ressaltou a importância desse intercâmbio entre as equipes brasileiras e argentinas.

"A experiência internacional é importantíssima. Acredito que, por jogar contra escolas de basquete diferentes da nossa e jogadores formados em outros processos, isso se torna um desafio muito grande para nós. O que faz dessa experiência única tanto para os atletas quanto para nós da comissão técnica durante o processo de desenvolvimento", disse o técnico Jhonatan Cintra.

A estreia do clube pinheirense será contra o Comunicaciones, atual vice-campeão da Liga de Desarrollo (LDD). Depois disso, a equipe ainda enfrentará o Boca Juniors e o Paulistano. Ou seja, todos as partidas possuem um gostinho especial, seja em duelos Brasil x Argentina ou no clássico dos jardins.

"Todos os jogos serão grandes desafios e terão um alto nível de basquete. Creio que a partida contra o Paulistano também seja da mesma forma, talvez com um tempero a mais devido a rivalidade. Mas sabemos da importância de cada jogo, principalmente pela forma de disputa do campeonato", finalizou o treinador.


Único campeão do Interligas LDB, Paulistano está em busca do tricampeonato

Campeão em 2018 e 2019, o Paulistano busca continuar a hegemonia no Torneio Interligas LDB Sub-22. Mas para isso acontecer, a equipe terá que superar outros grandes adversários no quadrangular que se inicia nesta sexta-feira (15/07).

"Vamos enfrentar grandes times da Argentina, o Pinheiros, que é um time enorme. Serão bons jogos, boas disputas, com muita luta por rebote, força defensiva. Sei que não será fácil, teremos algumas dificuldades, mas vamos com tudo em busca do título, e ter uma motivação extra para começar bem a LDB na próxima semana", afirmou Beto Jayme, treinador da equipe Sub-22 do Paulistano.

Sobre a experiência internacional que o Interligas proporciona aos times envolvidos, o comandante do clube da capital paulista aprova e vê bons frutos que podem ser colhidos com essa participação.

"Vejo com bons olhos o Torneio Interligas. É um campeonato onde a gente enfrenta outra escola, outro entendimento de basquete, o que é muito importante e muito válido para essa molecada de 18 até 23 anos, que não teve muita experiência internacional, e para nós da comissão", completou o treinador.

O Paulistano foi o primeiro campeão da Taça Interligas de Desenvolvimento, em 2018 (Fotojump/LNB)

Com um elenco que mescla jogadores abaixo dos 20 anos e outros com boa rodagem até na equipe profissional do CAP, Beto confia no trabalho forte que estão fazendo e na união e foco do grupo.

"Estamos vindo firme, trabalhando forte, buscando a melhora dia a dia, com muita união. Temos que ter foco total nesses três dias para brigar pelo título, que pode ser nosso tricampeonato do torneio, algo muito importante para o clube também"

Parceria forte entre LNB e La Liga Argentina


Parceiras de longa data, a LNB e a La Liga Argentina já realizaram alguns projetos em conjunto. O Torneio Interligas LDB é um desses projetos, criado em 2018, e prestes a iniciar a terceira edição em 2022. O grande objetivo desse desafio é promover o intercâmbio dos jovens a nível internacional e colaborar ainda mais no desenvolvimento deles.

Outra ação foi o Desafio Interligas – Novas Estrelas, no Jogo das Estrelas 2019, realizado em Franca. A parceria consistiu em um jogo entre os principais destaques Sub-23 de ambas as ligas, que aconteceu durante a maior festa do basquete brasileiro, com vitória do time brasileiro, por 91 a 78.

Em 2020, em meio a pandemia de Covid-19, as duas entidades se uniram para realizar uma série de lives no Instagram com personagens importantes dos dois campeonatos. Em uma das lives, houve o encontro virtual do argentino Franco Balbi, na época armador do Flamengo, com o brasileiro Caio Pacheco, que defendia o Bahía Basket (ARG).


Confira a programação do Torneio Interligas LDB Sub-22:

15/07 (Sexta-feira)

16h | Paulistano (2º BRA) x Boca Juniors (1º ARG) – ao vivo no Youtube do NBB

18h15| Pinheiros (1º BRA) x Comunicaciones (2º ARG) – ao vivo no Youtube do NBB


16/07 (Sábado)

16h | Vencedor jogo 1 x Perdedor jogo 2 – ao vivo no Live Basketball BR

18h15 | Vencedor jogo 2 x Perdedor jogo 1 – ao vivo no Live Basketball BR


17/07 (Domingo)

16h | Perdedor jogo 1 x Perdedor jogo 2 – ao vivo no Live Basketball BR

18h15 | Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 1 – ao vivo no Youtube do NBB

Comunicar erro
Comentários