Brasil derrota Japão na estreia do Grand Prix Internacional de cegos no CT Paralímpico

Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo B da competição com três pontos

Brasil derrota Japão na estreia do Grand Prix Internacional de cegos no CT Paralímpico

A Seleção Brasileira de futebol de cegos derrotou o Japão, por 3 a 0, na estreia das duas equipes no Grand Prix da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre esta terça-feira, 23, e sábado, 27. Os gols foram marcados por Jardiel e Raimundo Nonato (2x).

Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo B da competi√ß√£o com tr√™s pontos. Na primeira partida da chave, Inglaterra e Chile empataram por 1 a 1. Nesta quarta-feira, 24, a Sele√ß√£o dirigida pelo técnico F√°bio Vasconcelos duela contra os ingleses, às 11h, com transmiss√£o dos canais da Confedera√ß√£o Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da Federa√ß√£o Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em ingl√™s).

Diante dos japoneses, os brasileiros dominaram todo o confronto. A sete minutos do fim do primeiro tempo, Jardiel fez uma bela jogada individual e chutou firme, no canto esquerdo, para marcar o primeiro gol da partida. Cinco minutos depois, Raimundo Nonato aproveitou uma falha da zaga do Jap√£o para empurrar à meta vazia e ampliar a vantagem do Brasil.

A Sele√ß√£o continuou pressionando o time japon√™s na volta do intervalo. Logo no in√≠cio da etapa final, Nonato fez seu segundo gol no duelo, o terceiro brasileiro e o √ļltimo da partida. "Estreamos com uma vitória importante, na busca por mais um t√≠tulo. Tive a felicidade de marcar dois gols e fico satisfeito por a Sele√ß√£o ter come√ßado bem o Grand Prix", disse o artilheiro brasileiro do dia.

Ao todo, o torneio re√ļne oito equipes no Centro de Treinamento Paral√≠mpico. Além de Brasil, Jap√£o, Inglaterra e Chile, Argentina, Tail√Ęndia, Fran√ßa e It√°lia est√£o na capital paulista. É a primeira edi√ß√£o do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul – México, em 2022, e Jap√£o (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Sele√ß√£o Brasileira disputa a competi√ß√£o pela segunda vez na história. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campe√£.

Para a edi√ß√£o em S√£o Paulo, o treinador F√°bio Vasconcelos convocou dez atletas, sendo dois goleiros e oito de linha. Ricardinho foi cortado às vésperas da competi√ß√£o por causa de uma les√£o. Em seu lugar, foi convocado Anael Oliveira. O time pentacampe√£o paral√≠mpico é o cabe√ßa de chave do Grupo B. A Argentina é cabe√ßa do Grupo A, por liderar atualmente o ranking mundial da IBSA.

O Grand Prix serve de prepara√ß√£o para os dois principais compromissos de 2023: a Copa do Mundo, agendada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra, inserida dentro da programa√ß√£o dos Jogos Mundiais da IBSA, e os Jogos Parapan-Americanos, que ser√£o disputados em novembro, no Chile. Ambos s√£o qualificatórios para os Jogos Paral√≠mpicos de Paris 2024. Para confirmar sua vaga, o Brasil ter√° duas possibilidades: ficar entre os tr√™s primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.

Confira a lista de convocados:

Goleiros

LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc-RS

MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA: Apace-PB

Atletas de linha

ALEFE VINICIUS ALVES NOGUEIRA: Apadv-SP

CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro-PR

JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace-PB

JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA: Apace-PB

MAICON JUNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace-PB

RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc-RS

ANAEL DE SOUSA OLIVEIRA: Apadv-SP

TIAGO DA SILVA: Maestro-PR

Confira a tabela da Seleção Brasileira de futebol de cegos no Grand Prix de SP 2023:

Dia 23/05

BRASIL 3 x 0 Jap√£o

Dia 24/05

11h BRASIL x Inglaterra

Dia 25/05

11h BRASIL x Chile