Reprodução: cbtkd.org.br
O Campeonato Mundial de Cadetes de Taekwondo começou nesta quinta em Sofia, na Bulgária, com a participação da delegação brasileira e dos principais jovens atletas masculinos e femininos do ranking mundial. A competição teve início com os atletas competindo em cinco das 20 categorias: até 65kg e acima de 65kg no masculino; e no feminino até 29kg, até 33kg e até 51kg.
A estreia brasileira foi com as categorias até 33kg e até 51kg feminino. Valentina Cysne, na categoria até 33kg foi superada pela atleta do Cazaquistão, Aiym Serikbayeva, na primeira luta e não seguiu na competição. Na categoria até 55kg Maria Luiza Giordani venceu a primeira luta contra a australiana Valentina De Robertis mas foi derrotada em seguida pela atleta da Alemanha, Yara Hamzeh, e ficou de fora da disputa por medalhas. Amanhã os brasileiros retornam às lutas para disputar as categorias até 33kg, até 37kg e até 53kg no masculino e até 41kg e até 47kg nas disputas do feminino.
O mundial vai contar com a participação de cerca de 683 atletas com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos de 77 países. É a 5ª edição do evento após a edição anterior ter sido adiada devido à pandemia do COVID-19. A World Taekwondo faz a transmissão ao vivo de toda a competição que vai até 31 de julho em seu canal oficial do youtube.
–
Fonte: Surto Olímpico