Roma (Itália) – Em seu segundo jogo no WTA 1000 de Roma, Beatriz Haddad Maia precisou de tempo para se adaptar às condições mais pesadas de quadra e aos ralis longos contra a polonesa Magda Linette. A partida entre duas jogadoras do top 20 terminou com uma vitória da brasileira, número 15 do mundo, que superou a 19ª colocada por 7/5 e 6/4 em 2h10 para chegar às oitavas de final do torneio em quadras de saibro na capital italiana.
Bia terá um duelo sul-americano contra a colombiana Camila Osorio, 100ª do mundo e vinda do quali, que conseguiu neste sábado uma expressiva vitória sobre a número 4 do mundo Caroline Garcia por duplo 6/4. As duas até já jogaram juntas nas duplas, mas nunca se enfrentaram no circuito profissional de simples. E no mesmo quadrante estão Victoria Azarenka, Madison Keys e Anhelina Kalinina.
A vaga nas oitavas rende 120 pontos na WTA para Bia, que tem 111 a defender durante as próximas semanas. Por isso, ela ainda está tendo um avanço mínimo no ranking. Mas existe a possibilidade de a paulista de 26 anos se aproximar do top 10 em caso de uma ótima campanha em Roma. Na última segunda-feira, Bia já entrou no top 10 de duplas, após o título do WTA 1000 de Madri, ao lado de Azarenka.
Superada por Bia neste sábado, Magda Linette vive seu melhor momento da carreira aos 31 anos. A polonesa foi semifinalista do Australian Open em janeiro e chegou ao top 20 do ranking. Mas após a grande campanha em Melbourne, ela só chegou às quartas em Mérida e às oitavas em Miami e Charleston.
Jogo começou com quadra muito pesada e foi preciso se adaptar
Em dia de muita chuva na capital italiana, o saibro da quadra Pietrangeli estava ainda mais lento e pesado. Ainda mais no primeiro set, disputado ainda sob uma garoa. Atuando diante de uma adversária sólida de fundo e que suportava longos ralis, Bia precisou de paciência para construir os pontos, mas conseguiu uma quebra cedo e saiu vencendo por 3/1.
A brasileira vinha sustentando a vantagem até o 5/3, mas foi quebrada quando sacava para o set. Ainda assim, com o placar empatado por 5/5, foi eficiente nas devoluções para voltar a quebrar e fechar o set. Bia terminou a parcial com o dobro de winners, 8 a 4, e cometeu apenas 6 erros contra 16 de Linette.
Conforme a chuva parava e a superfície da quadra foi secando, as condições de jogo ficaram mais favoráveis à brasileira, que conseguiu abrir vantagem logo no início do segundo set. Foram duas quebras e liderança por 4/0 antes que Linette voltasse a confirmar o saque. A polonesa tentou ser um pouco mais agressiva e ter maior iniciativa dos pontos, chegando a devolver uma das quebras. No oitavo game da parcial, Bia reverteu um 15-40 e ficou a um game da vitória. Na hora de sacar para o jogo, ela conseguiu definir a disputa em sets diretos. A brasileira liderou nos winners por 19 a 15 e cometeu 14 erros contra 24 da rival.