O diretor da Federação Internacional de Handebol (IHF), Hristo Boshkoski, revelou nesta terça como está a busca da modalidade de praia para integrar o programa olímpico. A ideia é que em Paris 2024 seja realizado um torneio para demonstrar e exibir o handebol de areia. Um passo importante para o objetivo principal de entrar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
– O nosso objetivo é ter o handebol de praia no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Já fizemos uma petição formal ao Comitê Olímpico Internacional para incluir a modalidade. Como parte do nosso trabalho, a gente vai ter uma exposição do handebol de praia durante a Olimpíada de Paris, em 2024. A gente vem trabalhando em conjunto com o COI, a Federação Francesa de Handebol e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris. Durante três dias em Paris teremos a exposição que vamos usar como ferramenta para convencer as pessoas do COI de que o handebol de praia pertence ao programa olímpico – comentou Hristo.
O suíço Hristo Boshkoski está visitando Maricá, no Rio de Janeiro, para acompanhar o Global Tour, que será a 1ª etapa do Circuito Mundial de handebol de praia com a participação de sete países, começa quarta e vai até domingo. Além do Brasil, a competição terá Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Chile e Portugal.
– A ideia é criarmos um show. Não apenas uma competição, mas um verdadeiro espetáculo para mostrar a verdadeira cultura que temos nesse esporte, que é um pouco diferente da cultura que temos no handebol de quadra, por exemplo. Selecionaremos os melhores jogadores do mundo e ainda estamos trabalhando no formato exato da competição. Mas vamos ter quatro equipes no masculino e quatro no feminino. Teremos não uma competição esportiva, mas também uma maneira diferente de ativar e mostrar o esporte para os jovens. O handebol de praia é um pouco mais voltado para os jovens do que a quadra. Teremos uma pequena festa com DJ para criar não apenas um evento esportivo, mas também um evento de entretenimento completo. Queremos convencer o pessoal que o handebol de praia deve estar nos Jogos Olímpicos – finalizou.
O handebol de praia esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina, em 2018. Agora, quer integrar também o programa adulto. A previsão de evento a ser realizado em Paris terá três dias, com oito equipes, quatro no masculino e quatro no feminino. A ideia da Federação Internacional é montar uma seleção com os principais atletas da modalidade do mundo.