Na última semana, entre os dias 8 e 13 de maio, a seleção brasileira de skate street realizou uma série de treinos no estado de São Paulo. As atividades aconteceram nas pistas do Bom Retiro, Brasil Skate Camp, Franco da Rocha, Saúde e na recém-inaugurada pista da skatista Pâmela Rosa, em São José dos Campos. No Street masculino, participaram os skatistas Eduardo Neves, Gabryel Aguilar e João Lucas Alves, enquanto entre as mulheres, estavam presentes Carla Karolina, Gabriela Mazetto e Kemily Suiara.
“O skate é individual, principalmente no campeonato, mas quando a gente está em equipe um puxa o outro. Esses treinamentos são importantes porque a gente tem que deixar o skate no pé”, destaca Gabryel Aguilar. Já Gabriella Mazetto destacou como os treinos em grupo ajudam a aumentar o nível dos atletas coletivamente. “Eu acho muito importante porque a gente está em equipe, construindo um entrosamento melhor entre nós. A gente vai puxando o skate um do outro. Cada um vai ajudando numa manobra, dando um toque e é muito bom para o entrosamento geral em equipe”, comentou.
Corrida olímpica
Segundo Roger Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street, os treinos foram realizados em pistas diferentes para testar a capacidade de adaptação dos atletas. “Os treinos continuam intensos. Dessa vez a gente escolheu São Paulo, com muitas pistas diferentes. O objetivo era que os skatistas andassem em diferentes obstáculos todo dia. A terceira etapa da corrida olímpica acontece agora em junho. Esse ano também temos Pan-Americano em outubro. Então, foram dias de muito skate com suporte de toda a comissão técnica, com consultoria técnica, análise de vídeo, médico, fisioterapia e psicologia”, destacou
A próxima competição do skate street valendo pontos para o ranking olímpico será o Pro Tour de Roma, no mês de junho. Além disso, o evento também definirá os representantes do Brasil em Santiago-2023. Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram, automaticamente ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021. Irão se unir a eles os melhores brasileiros do ranking olímpico após o evento de Roma.