(Foto: Miriam Jeske/COB)
A seleção brasileira de handebol masculino está participando de uma fase de treinamentos em Montpellier, na França, em preparação para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. A equipe, que tem o comando do técnico Marcus Tatá, conta com 19 atletas. Eles estão reunidos desde segunda-feira (24) e permanecerão juntos até o sábado (29)
A base da equipe é a mesma que disputou o Campeonato Mundial, em janeiro, quando o Brasil chegou até a segunda fase e terminou em 17º lugar. Dos principais nomes que não estiveram na competição realizada na Suécia e na Polônia, Haniel Langaro segue fora, se recuperando de uma cirurgia, enquanto Zé Toledo voltou a integrar à seleção.
O período de treinamento tem como objetivo preparar a equipe para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, que acontecerão de 20 de outubro a 05 de novembro. O evento servirá de classificatório para os Jogos Olímpicos Paris-2024, em que somente o campeão garantirá vaga.
Vale lembrar que, na última edição do Pan, em Lima-2019, o Brasil foi medalhista de bronze ao perder a semifinal para o Chile e, assim, ficou sem a vaga. A Argentina levou o ouro e carimbou o passaporte olímpico na ocasião. A seleção brasileira precisou disputar o Pré-Olímpico Mundial para garantir sua classificação a Tóquio-2020.
Convocação da seleção brasileira de handebol para fase de treinamento:
Goleiro:
Rangel Rosa (Granollers-ESP)
Marcos Colodeti (Tatran Presov-SVK)
Mateus Buda (Pinheiros-BRA)
Ponta esquerdo:
Cléber Andrade (Taubaté-BRA)
Jean Dupoux (Pontault-FRA)
Lateral esquerdo:
Bryan Montte (Pinheiros-BRA)
Thiagus Petrus (Barcelona-ESP)
Thiago Ponciano (Créteil-FRA)
Léo Dutra (Vardar-MKD)
Central:
Léo Abrahão (Braga-POR)
João Silva (Dínamo Bucaresti-ROU)
Pedro Pacheco (Bidasoa-ESP)
Lateral direito:
Gustavo Rodrigues (Chamberyl-FRA)
José Toledo (Valladolid-ESP)
Ponta direito:
Ronaldo “Cenoura” (Taubaté-BRA)
Rudolph Hackbarth (Huesca-ESP)
Pivô:
Rogério Moraes (Melsugen-ALE)
Edy Silva (Sporting-POR)
Matheus Silva (Bidasoa-ESP)