Vícios no escrever em redes sociais podem prejudicar no futuro

38

tb2



Renatinha Galvani - Da equipe de Colunistas

Sumi “né” gente?!!! Muita coisa acontecendo, sorte que o dono do site não se cansou de esperar, e não teve a iniciativa ou a idéia de me tirar daqui!!!
Bom, “to” aqui para falar de leitura, ou seria melhor, estou aqui para falar…? Como podem perceber, estou ás voltas com a norma culta e as concordâncias verbais, nominais e gramaticais.
Comecei a pouco tempo, a estudar para um concurso, e confesso que a parte de língua portuguesa está complicada. É tanta regra, núcleo, sujeito, oração e etc… que já estou em “oração “, para achar a “regra” do “sujeito”, nesse “núcleo” de doido, que a norma culta traz!!!

tb5
Aí todo mundo vai dizer: “mas se você gostar de ler é moleza!” (É não gente!)eles te pedem para identificar a norma culta ; diz que singular de poder é podem, de ganhar é ganham,de poupar é poupem… quem me corrijam, e me expliquem os “PHD’s”,porque até hoje pra mim, tudo isto faz parte do plural.
Mas mesmo com todas estas regras, que para mim parecem mais pegadinhas, o que na verdade devem ser mesmo! Leiam , leiam muito, quando, onde puderem, seja lá o que for, por que por mais que pareçam absurdas as regras, e tudo mais que a língua portuguesa nos traga, é só com muita leitura e treino, que vamos conseguir compreende-las. Pode ser que você não aprenda as orações, regras e etc, mas você saberá como acentuar, pontuar um texto, e saberá interpretar um texto de forma correta.


 

tb3
Hoje em dia estamos vivenciando um dia-a-dia mais “escrito”, e as vezes não nos damos conta disso; são e-mails, mensagens de SMS, conversas de bate-papo, redes sociais e muito mais, onde poderíamos por tudo isso em prática; pois quando lemos muito e escrevemos corretamente, ganhamos em não nos viciarmos com as “gírias” e “modernetes” como: -Vc vai na ksa da kçandra hj? –ñ og axo que vo na tua ksa ! tem gente que até desiste de uma paquera, por que a pessoa começa a falar de si por mensagem, aí logo vêm: so baxa, morena keimada, rizonha e sou umn pçoko ciumenta, ei gosto de toma uma serveja cós amigo!!! Aí não dá “né”? Muitas pessoas se acostumam tanto a escrever desta forma que na hora de escrever um texto corretamente, não sabem, cometem erros que nem se quer se dão conta, dado ao costume de ler e escrever coisas erradas…


 

tb4


Não vamos deixar, que a tecnologia e as facilidades da vida moderna, nos tire oportunidades de uma vida melhor, de um progresso; vocês podem até achar que estou exagerando, mas quem nunca acabou se “estressando”, por causa de uma mensagem mal escrita, e ou, mal pontuada? Simples exemplo do que pode ocorrer: -Oi linda, como sempre! / -Oi, linda como sempre! Isso é uma simples frase mal pontuada que muda totalmente o sentido da idéia em questão, e se fosse um texto, para um concurso, um vestibular, com consecutivos erros; qual seria o resultado? Tecnologia tem que ser sinônimo de progresso e não de retrocesso.

tb

[author title=”Papo Sério- Renatinha Galvani” image=”https://lh3.googleusercontent.com/proxy/8dR0jfDygoIIHjwE_ZSRJwwuKW7S7ueO1ehiu1EJT_KYRZx8tTyuQHRQb735xTCSM1P798plw0u7yYhqVawsAANSfT525SX_1P0Yl6Sb2WyZbNqBupxjBIufpbB0y-bmsmjRRSNXAEnIfOTW7LDYvyyC=w346-h333-p”]Renata Galvani Pelincer, 28 anos, braço direito da mãe Madalena Galvani, empresária de um hotel. Formada em Técnico em administração e técnico em secretariado. É dona de uma personalidade marcante. Politizada, vê com apreensão a atual situação política brasileira, opina sobre comportamento, relações e o cotidiano. [/author]

 

1 COMENTÁRIO

  1. Aplique as estrategias que mais se adequarem a si descritas a seguir, caso preencha alguns dos criterios que indiquem que sofre ou e um candidato a sofrer com o problema do vicio das redes sociais, acima descritos. Agora que ja estabeleceu que tem um problema, necessita de accionar um conjunto de ferramentas. As estrategias e ferramentas psicologicas  que apresento, sao formas simples para que voce possa superar o vicio instalado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here