A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, única companhia do País a oferecer ao mercado solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, recebeu nos dias 29 e 30 de novembro, o 14º Encontro de Operadores de Caldeiras de Recuperação e o 1º Encontro de Operadores de Caldeiras de Força, promovidos pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP. Realizado na Unidade Puma, fábrica de celulose da Klabin inaugurada em Ortigueira (PR) no ano passado, o evento teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre operadores e divulgar as mais recentes inovações tecnológicas nas áreas de caldeiras de recuperação e de força, que são responsáveis pela queima do licor preto gerado no processo de cozimento da celulose e biomassa de madeira gerada na preparação de cavacos no Pátio de Madeira, respectivamente.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas paralelamente atividades relacionadas aos encontros. Com os operadores de caldeiras de recuperação, foram discutidos assuntos como vazamento e troca de bica de smelt, estudo de caso sobre os benefícios da redução da viscosidade no processamento e combustão do licor preto e melhores práticas na aplicação e controle químico de tratamento de águas nesse tipo de caldeira. Também foram debatidos temas como estratégias de limpeza utilizando lanças de sopragem de alta eficiência, sistemas de tratamento de cinzas da caldeira de recuperação da Unidade Puma, entre outros.

Os operadores de caldeiras de força também participaram de debates e palestras sobre questões inerentes à própria área, como redução de entupimentos no sistema de alimentação de biomassa da caldeira de força, maximização do desempenho das caldeiras, procedimentos de contingência em caso de contaminações de água, aumento da confiabilidade do sistema de água de alimentação para as caldeiras e, além disso, houve ainda uma mesa redonda para discutir os temas abordados durante o dia.

Ainda dentro da programação do evento, que acontece anualmente em empresas do setor de papel e celulose, foi realizada uma confraternização com os participantes, para celebrar o sucesso do encontro e os conhecimentos compartilhados entre os profissionais. No dia 1º de dezembro, no período da manhã, a Klabin disponibilizou aos participantes uma visita à Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), que produz kraftliner e papelcartão para embalagens.

 

Sobre a Klabin


A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.


Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here