Sugestões Literárias: Travessuras da menina má

VARGAS LLOSA, Mario . Travessuras da menina má. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. 396 p.

20

Nos anos 50, no bairro aristocrático de Miraflores, em Lima, o jovem Ricardo Somocurcio se apaixona pela estonteante e misteriosa “chilena” Lily.

Depois de descobrir que, na verdade, ela é peruana e de origem humilde, ele a perde de vista, mas não consegue esquecê-la. Ricardo, um intéprete da ONU sem grandes ambições, e Lily, mulher fria e manipuladora que vive mudando de nome e de marido conforme as conveniências, se reencontram ao longo da vida, em diferentes momentos e em várias cidades do mundo.

Travessuras da menina má conta esta história de encontros e desencontros através de quatro décadas. Segundo Vargas Llosa, este é um romance que desejava escrever há muito tempo. “É uma história de amor, um amor moderno, condicionado pelo mundo em que vivemos e que está muito mais próximo da realidade do que os amores românticos da literatura. Este amor que se estende ao longo de quarenta anos também serve para fazer uma espécie de grande afresco de um universo que mudou extraordinariamente”, afirmou ao El País. Ao mesmo tempo em que conta a história de uma paixão arrebatadora, Travessuras da menina má traça um panorama de transformações sociais e políticas ocorridas na Europa e na América Latina.

777e629e-ca5f-4bd2-a324-fe4017e678d3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here