Para quem gosta de biografias, esse é um excelente livro, mesmo sendo principalmente a biografia de duas empresas, sendo este um livro ambíguo.

Para alguém que se interessa pela história dos quadrinhos ou que acompanha as publicações sobre o mercado – o Comics Journal, por exemplo – o que está escrito ali não será novidade. Mas para um leitor que só acompanha os quadrinhos, sem se importar muito com a indústria, terá sem dúvida um material valioso nas mãos.

Sean Howe não tem um eixo central no seu livro, um método de análise, um procedimento específico. Vai narrando os fatos que julga interessante de forma aleatória. Ora dá atenção ao mercado de quadrinhos, ora observa os roteiristas e desenhistas, ora enfoca as histórias por eles narradas. Ficamos meio à deriva junto a Howe, que também termina o livro de maneira apressada. Somado aos problemas de formato, não ajuda em nada a péssima tradução feita por Érico Assis.

Ressalvas à parte, repito: apesar de tudo, História Secreta é um livro que deve ser lido. Lá você poderá ter uma visão do que a Marvel realmente é: uma empresa. E como qualquer outra está preocupada com o lucro – se o lucro vier acompanhado de qualidade tanto melhor, mas se um dos dois tiver que ser sacrificado não tenha dúvidas de qual vai ser. Também é interessante saber um pouco mais sobre as transformações do mercado de quadrinhos nos Estados Unidos e como ele funciona, o que pouco tem a ver com o mercado do Brasil.

Share This:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here