Prefeito Marcio Matos esteve prestigiando o evento
Prefeito Marcio Matos esteve prestigiando o evento

A cerimônia de abertura dos 60º Jogos Abertos do Paraná, da regional de Carambeí aconteceu nesta noite, prestigiada pelo público e delegação da cidade. Iniciada às 19 horas, teve como autoridades presentes o secretário municipal de esportes, Sergio Luis de Oliveira, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, o prefeito do município de Telemaco Borba, Marco Artur de Matos e diversas outros, como vereadores e secretários.

Em mensagem enviada aos participantes, o governador Beto Richa destacou o alto nível dos atletas que disputam os JAPs. “Inclusive, vários deles são contratados por clubes e agremiações esportivas. Alguns de nossos atletas, por exemplo, participaram dos Jogos Olímpicos-2016, no Rio de Janeiro”, disse. “Isto tudo muito nos orgulha, demonstrando a importância deste evento para os paranaenses, confirmando a amplitude que os Jogos Abertos do Paraná acumularam ao longo de seis décadas”, concluiu o governador.

Com a entrada das 15 delegações, deu-se início ao ato, que contou com a presença de atletas do projeto “Karatê Carambeí”, bem como os competidores de cada região. Segundo o Sergio Luis de Oliveira, colocar a cidade na rota de eventos esportivos é um desejo tanto da população quanto da prefeitura e que traz diversos benefícios a todos. “É uma satisfação receber os Jogos Abertos aqui, pois nós queremos que o esporte tenha cada vez mais visibilidade e nos ajude a formar bons cidadãos e atletas” afirmou o secretário de esportes de Carambeí.

O evento contou também com a presença da banda do 13ª batalhão de infantaria blindado do exército brasileiro, do município de Ponta Grossa. Os militares foram responsáveis por executar os hinos do estado do Paraná, bem como o nacional. O prefeito da cidade de Carambeí, aproveitou para agradecer não só aos integrantes do exército, bem como a todos os presentes. “Acho importante agradecer a todos que vieram prestigiar este momento único, que só fortalece o nosso município e seus cidadãos” destacou Osmar.

Carregando a tocha olímpica, atletas de diversas modalidades como karatê, vôlei, basquete, MBX, representado pelo campeão brasileiro Marcelinho do Amaral. Além de contar com a presença de um futuro atleta, Pedro Augusto Fontoura Santiago, de apenas 10 anos, que em cima de sua cadeira de rodas se emocionou por fazer parte deste momento. “Eu acho emocionante poder carregar uma tocha olímpica na abertura dos jogos, isso significa muito pra mim” contou Pedro.

A cerimônia se encerrou com uma apresentação do time de basquete sobre cadeira de rodas, Castro Falcão, que existe desde 2011 e tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida e saúde para os deficientes físicos. Os atletas ainda desafiaram o secretário de esportes junto com outros presentes no local, como o lutador de MMA Pézão, para uma partida nas cadeiras de rodas.

Os 60º Jogos Abertos do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, com apoio do município de Carambeí. São mais de 600 atletas participantes, divididos entre cerca de 50 equipes que disputam as 7 modalidades desta fase.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here