botipromo_728x90

O Programa “Melhor Amigo” já está realizando castrações de cães e gatos. Desde o dia 19 de novembro foram castrados pela Clínica Toca Animal, credenciada no programa, aproximadamente 25 animais, entretanto, esse número poderia ser o dobro.

Segundo o veterinário e proprietário da Clínica, Felipe Meireles Rodrigues, muitas pessoas não estão levando os animais agendados para a cirurgia. Ele relatou que na segunda-feira (3) estavam agendadas sete castrações que não compareceram. “Nós nos programamos para as cirurgias, deixamos de agendar serviços e as pessoas não nos trouxeram os animais. Essa falta tem acontecido com frequência prejudicando nosso trabalho e também o Programa”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Felipe explicou que algumas pessoas alegam que não tem como levar o animal. O Programa não prevê a busca do animal para a cirurgia, porém, a Clínica, mediante uma taxa de transporte e agendamento, vai buscar o animal, se solicitada.

Uma castração particular, em média custa de 300 a 800 reais, dependendo do tamanho do animal, a Prefeitura, por meio do Programa está liberando o serviço gratuito para a população, as famílias incluídas nos programas sociais e cuidador de animais possuiu prioridade na liberação. São 380 já cadastrados no Programa. A Clínica tem condições de realizar até 10 castrações por dia, mas para isso as pessoas precisam cumprir a agenda de cirurgias.

Após a cirurgia, vem o pós operatório, que também exige cuidados. De acordo com o veterinário, a responsabilidade com o animal é do dono. “Nós orientamos sobre todos os perigos, pois se trata de uma cirurgia que se não for cuidada pode infeccionar levando a morte do animal”, alertou.

A Clínica Toca Animal está localizada na Avenida Paraná – 773 (em frente ao Hotel Salvatori), telefone 3272-5535/celular (whats) 9 9804 – 1767/e-mail [email protected].

O Programa

O Programa “Melhor Amigo” tem o objetivo o controle populacional de animais (cães e gatos) no município.

Nesta primeira etapa está previsto um investimento de aproximadamente R$ 230 mil para atender a 800 castrações.

O programa conta com um site para divulgação e orientação dos proprietários de animais de estimação, basta acessar: http://melhoramigo.telemacoborba.pr.gov.br/ .

Informações úteis como vacinação, higiene, adestramento, cuidados em geral com os animais podem ser obtidos.

Encontra-se aberto no site do município o edital de chamamento público 01/2018, http://www.telemacoborba.pr.gov.br/servicos/licitacao/credenciamentos.html ,onde qualquer clínica veterinária que tenha interesse em se credenciar para prestar serviço ao município, poderá assim fazer conforme as regras contidas no edital.

O Programa Melhor Amigo atende a Lei Federal número 13.426, de 30 de março de 2017


Você pode gostar

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here