A Klabin pratica a responsabilidade social nas comunidades onde atua e considera a educação uma frente de trabalho essencial. Desse modo, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, a empresa deu início ao projeto Klabin Semeando Educação, que tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da gestão das escolas pública estaduais e, consequentemente, com o nível de aprendizado dos alunos. O projeto tem curadoria da FALCONI Educação, consultoria líder em gestão no Brasil.

 O Klabin Semeando Educação é direcionado aos municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, que possuem influência direta das operações das fábricas da companhia no Paraná. No total, 31 escolas são beneficiadas, com foco nos alunos dos ensinos médio e fundamental dos três anos finais, que somam cerca de 11 mil estudantes. Em longo prazo, com o aumento do nível de aprendizado, os alunos estarão mais preparados para cursar os ensinos técnico e superior.

 “A educação é um dos principais pilares para a evolução da sociedade, e na Klabin é uma frente presente em nossos objetivos de sustentabilidade dedicados ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Com o projeto Klabin Semeando Educação, almejamos aproximar os agentes da comunidade escolar de processos e métodos de planejamento que promovam a melhoria do desempenho das escolas, o que beneficiará  os estudantes em médio e longo prazos, impactando diretamente no desenvolvimento da região”, afirma Sergio Piza, diretor de Gente & Gestão, Sustentabilidade e Comunicação da Klabin.

 Em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, estrutura responsável por acompanhar os resultados e os desdobramentos das orientações feitas pela Secretaria Estadual de Educação, a Klabin fez um diagnóstico do contexto atual em torno do gerenciamento escolar das instituições de ensino e da região onde estão localizadas. O intuito do trabalho é fortalecer a parceria entre os agentes da comunidade escolar, para que, de maneira ampla, todos os temas de interesse do sistema educacional sejam discutidos em conjunto, envolvendo pais, alunos, professores, funcionários, assistentes, pedagogos e consultores, além da direção, responsável pela gestão. A Klabin acredita que com a interação e conexão permanentes desses públicos, será possível obter resultados ainda melhores na gestão das escolas.

 “Acreditamos na proposta  e na parceria, pois o projeto Klabin Semeando Educação vem de encontro à prioridade que a Secretaria do Estado da Educação tem dado à Gestão  Escolar. As atividades que estão sendo desenvolvidas têm procurado alinhar ações com foco no processo ensino-aprendizagem, contribuindo assim para o aumento dos  índices educacionais”, atesta Sueli Aparecida  Martins, chefe do  Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

 “A atuação do Klabin Semeando Educação acontece de maneira genuína, para aproximar e criar vínculos entre toda a comunidade escolar. Apenas em conjunto, e cada um desempenhando o seu papel de forma colaborativa, será possível contribuir com um propósito muito maior, que é enxergar e criar a capacidade de progresso regional e de transformação da realidade por meio da educação”, destaca Maurício Rodrigues Gil, coordenador da Klabin no projeto Klabin Semeando Educação.

 Uma das ações do Klabin Semeando Educação, que já está em andamento, é o processo de formação dos gestores escolares. Sob a ótica pedagógica, essa ação é focada em indicadores e ferramentas que colaboram com o fortalecimento da capacidade analítica das escolas e com o aprofundamento dos planejamentos que os gestores utilizam para a realização dos objetivos escolares ao longo do ano. Para que esses planos sejam de fato colocados em prática, é necessária a participação ativa dos atores da comunidade escolar; por isso, a Klabin tem promovido a formação dos gestores e o acompanhamento de indicadores das instituições, proporcionando conversas e discussões entre os grupos de trabalho para que sejam propostas ações objetivas, com prazos estabelecidos, e que promovam melhora do desempenho escolar. O monitoramento é conduzido nas reuniões e a prestação de contas é realizada diretamente para a própria escola, que acompanha de perto o andamento do projeto. A apresentação da evolução total do programa é feita para a Secretaria Estadual de Educação, com periodicidade bimestral. A primeira reunião foi realizada no mês de julho.

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here