P_20170803_170829

A Klabin realiza hoje a entrega do Centro Cultural Queimadas para o município de Ortigueira (PR), o primeiro da cidade dedicado à cultura e um dos mais modernos da região. A solenidade de inauguração contará com a apresentação do espetáculo “Sonhar + Realizar = Transformar”, com a participação de crianças e adolescentes de Ortigueira, que fazem parte dos projetos sociais desenvolvidos pela Klabin e Prefeitura Municipal na região, como o “Klabin Passo Certo” e “Meninas Cantoras”. Haverá também uma exposição fotográfica retratando a natureza e transformação da cidade.

 O planejamento para a construção do Centro Cultural integra o Plano de Ação Socioambiental da Unidade Puma, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e foi constituído com a colaboração da comunidade a partir de um extenso processo participativo envolvendo diversos públicos da cidade, amplo mapeamento e diagnóstico técnico regional realizados pela Klabin nos municípios de influência direta da Unidade Puma.

 “A entrega do Centro Cultural Queimadas é um marco para a história de Ortigueira e um dos exemplos de ações que temos realizado nas áreas de cultura e educação para a população. A conclusão desse sonho foi possível com a parceria da Klabin, que contribui de maneira fundamental para o crescimento e desenvolvimento da região e continuaremos nessa caminhada colaborando para muitos outros projetos”, disse a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach.

 O Centro Cultural Queimadas possui um teatro com capacidade para 350 pessoas, biblioteca, estúdio de dança e salas de uso múltiplo preparadas para diversos tipos de aulas e oficinas culturais, além de estacionamento em seu entorno. “O Centro Cultural é mais uma entrega da Klabin que atende à demanda da população e segue os objetivos de sustentabilidade da companhia, que pratica a responsabilidade social nas comunidades onde atua, mantendo a cultura e educação como frentes de trabalho essenciais para o desenvolvimento local” afirma Francisco Razzolini, Diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin.

 O projeto para elaboração do teatro previu a adaptação de cadeiras que favorecem a visão do público, ar condicionado, mecânica do cenário e vestimenta cênica com agilidade e praticidade para a movimentação dos cenários nas apresentações. O sistema de iluminação é inteiro feito em LED, que consome menos energia, e as mesas de controle da luz e dos equipamentos de som são digitais, que aderem qualidade à sonoplastia do ambiente. O palco possui largura de 12 metros, com 7 de profundidade e 11 de altura, características que permitem diversas montagens de cenários e uso de equipamentos, que podem entrar e sair de cena de maneira ágil e prática, além de ampla área à frente das cortinas que também auxilia na dimensão para os espetáculos teatrais e diversos outros formatos de eventos que podem ser realizados no local. As cortinas são de veludo, produzidas com algodão antichamas e automatizadas, com tecnologia para abertura eletromecânica ou manual.

 Projetos sociais da Klabin em Ortigueira

No primeiro semestre desse ano, a Klabin fez outras entregas para o município também voltadas à cultura e educação, além de desenvolvimento profissional. Em abril, a empresa inaugurou o Centro Municipal de Convivência, Formação Social e Dignidade Humana, no Jardim Kovaleski. A estrutura foi planejada para estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural de crianças, adolescentes e adultos, e favorecer a integração com a comunidade.

Em março, a Klabin expandiu seus programas socioeducativos para o município, o “Klabin Passo Certo” e “Meninas Cantoras”. A iniciativa, destinada de forma gratuita aos filhos de colaboradores e jovens da comunidade, visou promover a valorização do ser humano, a qualidade de vida de crianças e adolescentes e fortalecer o exercício de cidadania, proporcionando o contato com as artes.

 Outra inauguração foi a Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, na Vila Godoy, em fevereiro. Com área de mais de mil metros quadrados, a escola conta com seis salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, secretaria e outros espaços que garantem estrutura para o desenvolvimento do aprendizado.

 Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

 Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade. 

Share This:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA