A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de maio em todos os municípios. Em Telêmaco Borba são 22.265 pessoas que fazem parte do público alvo e devem receber a vacina contra a influenza.

Desse total 14.604 procuraram uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a imunização, correspondendo a 65,59%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% dessa população.

PUBLICIDADE_____________________________________________________________

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no município são 6.214 crianças, sendo que 4.136 já receberam a dose. Os idosos são 7.216 e 5.420 estão protegidos contra o vírus.

Das 896 gestantes, 578 procuraram uma UBS e as puérperas de um total de 147, 126 receberam a vacina.

Entre os grupos prioritários estão os trabalhadores da saúde que são 1.218 e 713 foram vacinados. A população com comorbidades é de 5.775 e 3.206 foi vacinada. Dos 799 professores, 425 foram imunizados.

A SMS alerta que a vacina precisa de 2 a 3 semanas para uma resposta imunológica, desta forma é importante que os grupos prioritários procurem as UBSs o mais rápido possível para a imunização.

Fazem parte dos grupos prioritários e devem receber a imunização gestantes, puérperas, idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores do ensino básico e superior, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos ou em condições especiais.

Outras medidas também ajudam na prevenção da gripe, como lavar e higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

A vacina está disponível nas 16 Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É importante levar o cartão de vacina.

Influenza

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here