Documentário “Procurando Cris McClayton” inicia Semana da Cultura na segunda-feira dia 18

12

Nesta segunda-feira (18), no Teatro do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura) começa a Semana da Cultura, que este ano trará peça teatral, feira do livro, Exposição dos Artistas Plásticos, Escritores, apresentações dos pratas da casa e um documentário.

A programação começa  com o documentário “Procurando Cris McClayton”,  que conta a história de Pedro Luiz Schoemberger, ou Cris McClayton, um dos falsos gringos do Brasil, aqueles artistas que cantavam em inglês e usavam pseudônimos para parecerem astros estrangeiros. O fenômeno foi comum na música pop brasileira na década de 70. Roteiro e produção de Ulisses Iarochinski, direção de Guto Pasko, foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com o apoio da Caixa Econômica Federal
Cris McClayton foi o exemplar curitibano. Em 1973, ele gravou um compacto simples pela RCA Victor com as músicas “Longe de Você” e “Bye, Bye Rosemarie”. A música fez grande sucesso e alçou o curitibano às paradas de sucesso por três anos consecutivos. No auge da carreira, o cantor apresentou-se em casas de shows no Japão. No final dela, era a atração do restaurante dançante Toscana, em Santa Felicidade.

Além de ser um interessante documentário sobre um musico parananaense, o mais legal é que que pra quem não sabe, o ULISSES IAROCHISKI que escreveu o roteiro e produziu este documentário é aqui de nossa cidade. Apesar de hoje residir em Curitiba, seus familiares moram em Telêmaco Borba.
Nascido em Harmonia, Monte Alegre é Jornalista, ator e cineasta. Mestre e doutor.

Escreveu um livro que conta a história da imigração polonesa no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here