Os principais jogadores de handebol do Brasil vão disputar, a partir deste semestre, a Conferência Sul-Sudeste da Liga Nacional 2017. Equipes, data, horário e local dos jogos já estão definidos tanto para a competição feminina, que começa neste mês com oito clubes, quanto para a masculina, com início em agosto e participação de seis times.

Liga Nacional Feminina / Conferência Sul-Sudeste

Vão disputar a competição P.M. Maringá/Unimed/Unicesumar e FCC/FAG/ACH/Cascavel, do Paraná; Unip/São Bernardo, Esporte Clube Pinheiros e FUMGuaru/Guarulhos, de São Paulo; UnC/Concórdia e Blumenau/FURB, de Santa Catarina; e APHand/UCS/Farroupilha, do Rio Grande do Sul. A Conferência Sul-Sudeste feminina terá turno único, de 27 de julho a 7 de outubro.

O EC Pinheiros é o atual campeão, tendo conquistado o título inédito no ano passado. Nesta edição, o técnico Alex Aprile prevê uma disputa ainda mais equilibrada. “Turno único é mais perigoso, há um risco grande quando se perde um jogo. Será muito mais complicado. Por isso, neste ano, a fase de classificação vale muito e nosso primeiro objetivo é pensar em ficarmos entre os quatro primeiros.”

Liga Nacional Masculina / Conferência Sul-Sudeste

Os seis times que vão competir são Esporte Clube Pinheiros, Taubaté/FAC/UNITAU e São Caetano Handebol, de São Paulo; P.M. Maringá/Unimed/Unicesumar e MRV Unicesumar Londrina/Paiquere FM, do Paraná; e Funel/USC/Acevale, de Minas Gerais. A Conferência Sul-Sudeste masculina será disputada em turno e returno, de 10 de agosto a 28 de outubro.

Marcus ‘Tatá’, treinador do Taubaté, atual campeão, destacou o formato de turno e returno. “Acho bem legal todos terem a oportunidade de jogar em casa, em seus ginásios. É importante para termos igualdade na competição”, comentou. “Mantivemos 90% do nosso elenco e apostamos nessa força do conjunto. Como nos últimos anos, entramos para chegar, pelo menos, entre os quatro melhores. As finais serão muito equilibradas, com dias seguidos de competição”, completou.

Segunda fase

Tanto no feminino quanto no masculino, as quatro melhores equipes vão se classificar para a segunda fase da Liga Nacional, juntando-se a duas da Conferência Norte, duas da Nordeste e duas da Centro-Oeste. Os dez times serão divididos em duas chaves. Chave A: 1º Sul-Sudeste; 4º Sul-Sudeste; 2º Nordeste; 2º Norte e 1º Centro-Oeste. Chave B: 2º Sul-Sudeste, 3º Sul-Sudeste, 1º Nordeste, 1º Norte e 2º Centro-Oeste.

Cada grupo terá partidas disputadas em sede única, definida por estrutura local e ranqueamento. “Acredito que esse formato, com uma sede para as cinco equipes jogarem, vai aumentar a chance de os times de Norte, Nordeste e Centro-Oeste conseguirem vaga nas semifinais”, avaliou Alex Aprile.

Para as mulheres, a segunda fase terá jogos de 25 a 29 de outubro. As semifinais serão em 16 e 17 de novembro, e a final e a definição da medalha de bronze no dia 19 de novembro. Entre os homens, a segunda fase será de 22 a 26 de novembro. As semifinais serão em 14 e 15 de dezembro, e a final e a definição da medalha de bronze no dia 17 de dezembro.

Tabela da Conferência Sul-Sudeste Feminina: http://bit.ly/2v3OTdx 
Tabela da Conferência Sul-Sudeste Masculina: http://bit.ly/2tA27AR

Share This:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA