O Brasil aparece em terceiro lugar no mundo, em consumo de álcool entre os jovens e adolescentes, o exagero e a necessidade de fazer parte de um ciclo social têm levado muitos jovens a desenvolver dependências e problemas de saúde. Segundo estatísticas, 78% dos jovens brasileiros entre 18 de 24 anos consomem bebidas alcoólicas, 19% deles são dependentes da bebida. Adolescentes sob influencias começam a beber entre os 14 e 16 anos de idade.
Na semana de 18 a 22 de fevereiro o CCA – Centro de Convivência do Adolescente buscou trabalhar sobre o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.
Objetivamos através deste tema que os adolescentes pudessem entender o porquê da data, sensibilizar sobre causas e consequências do uso e abuso do álcool, refletir sobre a relação do adolescente e o álcool nos dias atuais, conhecer sobre tratamentos para o alcoolismo como problema de saúde pública, posicionar-se de forma crítica quanto às mídias e sociedade na indução do uso do álcool e onde em nossa cidade buscar apoio e ajuda.
Desenvolvemos algumas atividades como: Roda de conversa, vídeos, slides, produção coletiva de textos, produção de charges, em outra oportunidade levaremos adolescentes para conhecer o CAPS – Centro de Apoio Psicossocial em nossa cidade e a Chácara São Clemente. Assistiram aos filmes: Hancock, que trata da história de um super-herói com incríveis superpoderes, entretanto, diferentemente dos clássicos personagens, Hancock possui sérios problemas com a bebida e A Corrente do Bem, onde um garoto acredita conseguir melhorar o mundo em que vivemos, sendo sua mãe uma mulher que sofre com o alcoolismo.
Em atividade de Arte, turma de 12 e 13 anos trabalhou pintura de potes/garrafas recicladas e turma de 14 a 18 anos puderam produzir cartazes inspirados nas obras de Romero Britto. Em paralelo aconteceram nossos Projetos:
1) Projeto Futsal Feminino e Masculino.
2) Projeto Religiosidade, onde o voluntário Jessé Anderson Pereira falou aos adolescentes sobre o tema: “Perceba-se uma obra prima, ame-se, valorize-se, tenha personalidade, por ser proibido você deve experimentar? Cuidado com as amizades ruins, o que deseja para sua vida? A decisão esta em quem? Esta no adolescente, o adolescente decide pelo bem ou mal. Não se faz necessário julgar se a bebida é boa ou ruim, ela é ruim, sabemos que é ruim, precisamos evitar entrar… não entre nessa!”. Talvez você já faça uso… E então… O que fazer? Defina um propósito, se posicione, diga eu não quero! Decisão! Eu quero mudança! E lá em casa? Sobre as ações dos meus responsáveis? E meus amigos que bebem? O que fazer? Não seguir! “Optar por abstrair somente os bons exemplos de familiares, amigos…”. Finalizou o bate papo lembrando que é na adolescência que precisa acontecer essa decisão. Decidir o que o adolescente quer para a sua futura família. Adolescente Loren (Turma de 14 a 18 anos) finalizou: ”Você pode marcar sua geração, você pode mudar a realidade da sua família”, complementou.
3) Projeto Atividades Físicas/Recreação, com a voluntária Mary, os adolescentes puderam conhecer e experimentar exercícios funcionais e com estagiária Julya puderam descontrair com algumas brincadeiras usando bola vôlei.

O Brasil aparece em terceiro lugar no mundo, em consumo de álcool entre os jovens e adolescentes, o exagero e a…

Posted by CCA – Centro Convivência Adolescentes on Saturday, February 23, 2019

PUBLICIDADE_____________________________________________________________

• CAPS – Av. Osório de Almeida Taques, 116-144 – Centro, Telêmaco Borba – PR, 84261-680 – Telefone: (42) 3904-1824.

• CCA – Centro de Convivência do Adolescente – Rua Bandeiras, s/n – Bairro Jardim Bandeirantes – Fundos do Colégio Estadual Custódio Neto – Fone: (42) 3904-1606.

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here