De Jiangmen, na China 

A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a participação na quarta semana da Liga das Nações com vitória e se aproximou da Fase Final do torneio. A equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu, nesta quinta-feira (07.06), a Rússia por 3 sets a 2 (15/25, 25/21, 25/20, 19/25 e 17/15), em Jiangmen, na China. Foi a décima vitória das brasileiras na competição.

Com o resultado, o Brasil está a uma vitória de carimbar o passaporte para Fase Final. Se a República Dominicana vencer a Itália em partida que será realizada ainda nesta quinta-feira, a partir das 11h30 (de Brasília), o time verde e amarelo estará classificado para etapa decisiva.

O técnico José Roberto Guimarães analisou o triunfo brasileiro no set de desempate e elogiou a resiliência do time nos momentos de maior pressão na partida.

“Tivemos alguns altos e baixos dentro da partida, a Rússia sacou muito bem e nos colocou em pressão. Mas estou feliz pela superação da nossa equipe, após perder o primeiro set, crescer no segundo e terceiro, mas principalmente pela recuperação no quinto set. Me chamou a atenção pelo que elas realizaram no momento mais complicado da partida. Sabemos que ainda teremos muita coisa pela frente”, disse o comandante da seleção.

Na classificação geral, as brasileiras aparecem em segundo lugar, com 28 pontos (10 vitórias e duas derrotas).  Os Estados Unidos lideram a competição, com 31 pontos (10 resultados positivos e um negativo) e ainda hoje duelam com a China. A Sérvia, que aparece em terceiro lugar, com 27 pontos, enfrentará a Holanda nesta quinta-feira e pode passar as brasileiras na classificiação geral.

A capitã Roberta também comentou o desempenho brasileiro e comemorou uma vitória contra uma equipe que é adversária direta pela classificação à fase final.

“Fico feliz pela luta no quinto set, a maneira como acreditamos sempre. Sabíamos que seria um jogo difícil, o time da Rússia é muito forte. Elas sacaram bem, possuem um bloqueio muito alto. Mas a maneira como reagimos aos percalços foi o principal, foi uma vitória muito importante”, destacou a levantadora brasileira.

A oposto brasileira Tandara foi a maior pontuadora na vitória verde e amarela, com 30 acertos, seguida pela central Bia, com 17. Pelo lado da Rússia, a oposto Malykh também anotou 17 pontos e foi a melhor de sua equipe.

“Foi uma vitória importante, talvez pudesse ter sido um pouco mais fácil. Com mais agressividade no saque desde o ínicio e um pouco mais de atenção, talvez fosse diferente. Mas nada melhor do que encerrar esta etapa com uma vitória. Agora teremos outra semana importantíssima, precisamos chegar bem e conseguir pontos em busca da fase final, embaladas”, disse Tandara.

O Brasil embarca ainda nesta quinta-feira para Eboli, na Itália, onde disputará a quinta semana da Liga das Nações. O time verde e amarelo enfrentará na próxima semana as donas da casa, além de Tailândia e a Bélgica. O primeiro jogo das brasileiras será na terça-feira (12.06), as 12h (horário de Brasília) , contra a Bélgica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here