Da redação, Santo André (SP) – O Brasil conquistou uma grande vitória neste domingo (18) na estreia do Pan-Americano Feminino de Handebol, disputado em Buenos Aires, Argentina. As atuais campeãs derrotaram os Estados Unidos por 42 a 10 (17 a 7 no primeiro tempo) e assumiram a liderança do grupo A. O campeonato garante vaga aos três primeiros colocados para o Mundial da Alemanha, em dezembro.

Como já era esperado por conta da estreia, a equipe demorou alguns minutos para acertar o jogo, mas ainda assim, conseguiu fazer três gols, enquanto os Estados Unidos não colocaram a bola na rede até os sete minutos. A defesa norte-americana também não estava funcionando, dando várias chances às brasileiras. Passado algum tempo, o jogo começou a se encaixar melhor ainda para o Brasil e o time deslanchou, abrindo já dez gols até o final do primeiro tempo.

Na segunda parte, o técnico Sérgio Graciano fez algumas mudanças no grupo que entrou em quadra. A defesa cresceu bastante e não deixou as oponentes jogarem. O resultado foi que em 15 minutos, as norte-americanas fizeram apenas um gol. Em compensação, o ataque brasileiro também funcionou muito bem, com várias roubos de bola e a diferença no placar cresceu ainda mais.

Graciano analisou positivamente a estreia da equipe e disse que o time soube fazer a leitura do jogo de forma rápida. Isso facilitou a elasticidade do placar. “A partida começou mais ou menos equilibrada, mas conseguimos rapidamente saber as trajetórias da equipe dos Estados Unidos e dificultar o jogo delas, roubar a bola e dar mais profundidade na defesa. Nossas goleiras tiveram menos trabalho porque conseguimos interceptar bastante bolas e fazer contra-ataques. Com isso, criamos grandes chances de fazer gol de um contra o goleiro e conseguimos um bom placar.”

Ele afirma que o resultado saiu como o esperado e agora o time tem que manter a estratégia para a sequência do campeonato. Amanhã, o Brasil enfrenta a Colômbia, às 20h. “O resultado foi dentro do que propusemos para esse primeiro jogo. Amanhã a proposta é a mesma. Tentar tirar as linhas de passe do adversário, não deixá-las jogar e tentar fazer o máximo de gols possíveis em contra-ataque”, antecipou Graciano.

A central Ana Paula concordou com o treinador com relação à estratégia de jogo. “Acho que foi um bom jogo. Fizemos o trabalho que nos propusemos de uma boa maneira. Acho que foi uma partida com muita defesa e contra-ataques. Não fizemos muito mais que isso. Tivemos poucos ataques posicionais. Vamos entrar para jogar da mesma maneira com todos os adversários. Não vamos subestimar a nenhuma Seleção.”

Ela deixou claro o objetivo da equipe de sair da competição com o primeiro lugar. “Viemos conquistar o primeiro lugar. Queremos ganhar. Sabemos que vai ser difícil. Há outras boas equipes, mas vamos lutar até o final para sair daqui com o troféu”, acrescentou.

Além do resultado de Brasil e Estados Unidos, a primeira rodada contou também com vitórias do Paraguai sobre a Colômbia (35 a 17), do Chile sobre a República Dominicana (33 a 11) e da Argentina sobre a Guatemala (43 a 14).

Programação e resultados do Pan-Americano

Domingo (18)
Paraguai 35 x 17 Colômbia
Chile 33 x 11 República Dominicana
Argentina 43 x 14 Guatemala
Brasil 42 x 10 Estados Unidos

Segunda-feira (19)
13h30 – Estados Unidos x Porto Rico
15h30 – Guatemala x Uruguai
18h – República Dominicana x Argentina
20h – Colômbia x Brasil

Share This:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA